Inicialmente desenvolvidos para monitorar a frequência cardíaca, hoje em dia esses aparelhos apresentam recursos cada vez mais sofisticados para ajudar o corredor a melhorar sua performance. Monitor Cardíaco é o “vulgo” Frequencímetro, esse que muitos de nós vemos a venda em sites e lojas esportivas, mas antes de saber se devemos o não ter um, temos que saber algumas coisas:
O que seria a famosa frequência cardíaca (FC)? É o número de vezes que o seu coração bate por minuto. Podemos contar essas batidas e determinar qual seria a sua FC em repouso, exercício, mas a contagem manual necessita de uma boa sensibilidade e técnica, além de que em exercício fica muito mais difícil realizar essa contagem.
Mas para que serve esse monitor cardíaco?
Ele serve para facilitar essa contagem, ou seja, é um dispositivo eletrônico que conta as batidas realizadas pelo coração. A dúvida fica, mas é necessário para praticar uma atividade física? Eu, sempre aconselho à todos os praticantes (alunos, familiares, amigos) de atividade física a adquirirem um, não precisa ser o mais caro, precisamos apenas que ele faça bem feita a sua função de contar os batimentos cardíacos.
Confira abaixo algumas dicas de produtos que estão no mercado e que apresentam várias qualidades para você ir cada vez mais longe nos seus objetivos: